quinta-feira, 3 de março de 2011

Hakama Iwata

Hoje chegaram os hakamas da Iwata que eu e Hana compramos pela internet, diretamente da fábrica.
Para quem não conhece, A Iwata Shokai é uma empresa especializada em produzir os melhores dogi (kimonos) e hakama para Aikido do mundo (além de acessórios como faixas, bolsas e armas). É uma empresa familiar, em uma pequenina loja em Tóquio. Percebe-se que é uma empresa pequena e familiar pela quantidade de erros em inglês que são cometidos, tanto no site como nos e-mails.
Abaixo estão algumas fotos dos hakamas e da faixa.

Dentro da embalagem

Com as instruções para lavagem e cuidados (em inglês)

Etiquetas no koshi ita (eles perguntaram se queríamos a etiqueta da Aikikai, e dissemos: CLARO!)

A parte de trás com o fio para marcar a prega das costas

A parte frontal com o fio para marcar as pregas perto da barra

O Obi (faixa) dentro da embalagem, tamanho 5

Etiquetas no obi

Coloquei abaixo fotos da embalagem dos hakamas. Eu achei bem legais porque elas são bem japonesas e bonitinhas, com desenhos engraçados. Esse tipo de coisa é tipicamente japonês e eu adoro. Enquanto no Brasil nós imitamos os estadounidenses com seu marketing entorpecente o Japão continua original. No Brasil fala-se que uma logo deve ser "dinâmica", "jovem", "clean", "viva" e mais um monte de baboseiras, fazendo com que a empresa não possua uma identidade própria. As logos hoje não tem significado nenhum, as cores usadas não representam nada, a logo não representada, porque para a maioria das empresas fora do lucro não há nada. Não há pessoas, não há sentimentos, não há nada. Falta significado na vida dos marketeiros e empresários.

7 comentários:

  1. Massa, e o legal que veio rápido...

    ResponderExcluir
  2. Olá, acabei de me tornar faixa preta de aikido, ^^ moro em Campinas e gostaria muito de saber como faço pra comprar um hakama iwata?

    ResponderExcluir
  3. O site http://www.alpha-net.ne.jp/users2/iwataco/frame2e.html possui as informações necessárias. É necessário ter cartão de crédito internacional. O contato é todo via email, inclusive para mandar seus dados de cartão de crédito. Se quiser mais informações mande um email para mim (miguelsrants@gmail.com) e posso ajudar-lhe com o processo. No momento eles não estão enviando por causa do terremoto e não há previsão para reestabelecer o serviço.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber dos custos para comprar um hakama desses da iwata, por gentileza

    grato.

    ResponderExcluir
  5. Existem vários modelos de acordo com o tecido e o tamanho. Eu e minha esposa compramos o modelo de polyester simples (o mais barato) que saiu cerca de 10.000 ienes (uns US$ 125) cada um (tamanho 26). Estamos falando de R$ 200,00 + o frete (50% do valor do item). É importante "personalizar" o hakama (algo que não fiz e me arrependi) aumentando o tamanho das faixas da frente e de trás, uma vez que as medidas são baseadas no padrão japonês. Também é bom pedir o seu hakama meio número maior do que você calculou, assim ele não corre o risco de ficar curto demais (e inutilizável). A etiqueta da Aikikai é opcional, mas não tem custo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela informação. Só que eu tenho mais uma dúvida: é sobre a taxa de importação se ela é cobrada pela iwata ou pela administradora do cartão?

    ResponderExcluir
  7. O imposto de importação é calculado e cobrado apenas quando o produto chega ao Brasil. O pessoal da Iwata perguntou se eu queria que fosse enviado como presente, assim os dois hakama e a faixa não pagaram imposto de importação.
    Em todo caso, se você usar o serviço de uma transportadora (UPS, FedEx, DHL) eles podem pagar para você e mandam junto um boleto para você pagar (imposto + taxa de serviço da transportadora). Caso contrário você recebe um boleto pelo correio e só depois de pago é que o produto sai da alfândega para seu destino final.

    ResponderExcluir