quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

The Last Airbender (2010)


Cara, se arrependimento matasse... Um dia sabia que teria que ver o filme, independente da crítica. Mas foi difícil... Baixei em 720p para numa oportunidade com calma assistir o filme e ontem foi o dia..,
Inicialmente reparei algo bem interessante, as vozes lembram as do desenho original, algo legal até. Outra coisa positiva notada, foi a caracterização dos personagens e dos lugares. Para um desenho de cenários tão ricos e diversificado, o filme na minha opinião correspondeu. Lógico que se esperava sempre ver todos os lugares da animação retratados, mas para um filme de 1h46min isto não é possível. Efeitos especiais também não deixaram a desejar.
Mas vem cá o que que tem de errado no filme?
Fácil, histórias e dobras. Na minha opinião, a história ficou um lixo e desconexa. Um lixo no sentido que se deu a entender que o Aang desistiu de ser o avatar porque não ia poder ter uma família... Porra, garoto de 10 anos de idade pensa nisso... O Soka na minha opinião, ficou sem graça. Não que ele seja engraçado, mas esta é a graça... Confuso isso... O tio ficou visualmente muito diferente mas até que achei a filosofia dele fiel a dos quadrinhos. Outro personagem que ficou horrível foi o senhor do fogo. Era só fazer o que o desenho fez com ele, mostrar mesmo só na terceira temporada ou filme. Appa e momo achei poquíssimo explorado, mesmo sendo um filme... O negócio dos espíritos também não colou.
Mas se o problema fosse só esse.. O pior pra mim foi as dobras, achei elas muito lentas... Mesmo, lentas. Cara, quando alguém ia usar uma dobra fazia mil firulas para usar. Dava vontade de dormir até. Pra mim o principal foco foi perdido ai. O que atrai na série, além de personagens muito bem construidos, é a ação. Quando ação se torna monótona, nada salva. Além do mais o Aang faz uma puta onda, ele não usa como no desenho. Quando é pra ele se fundir com o espírito da lua e dá uma surra nos caras ele não faz nada. Esse negócio de filme infantil sem violência não cola. Até no próprio desenho ele é mais agressivo e não deseduca ninguém.
O que posso esperar das seqüencias não é nada muito diferente disto, mas com certeza irei assistir...

2 comentários:

  1. Eu sou fã de Avatar, e não consegui ver o filme até o fim... O problema foi colocar o M. Night Tchanãnã como diretor. Eu gosto dos filmes dele, mas esse tipo de filme ele não sabe fazer. A adaptação do roteiro foi terrível e as cenas de ação ...
    Imagina se esse filme fosse dirigido pelos irmãos Watchowski (Matrix) ou por Michael Bay (Transformers) ou Christopher Nolan (Batman Dark Night). O que mais decepcionou foi o fato do Tchanãnã não saber fazer cenas de ação, aí ele abusou da câmera lenta e de ângulos esdrúxulos. Se ao menos o roteiro fosse mais consistente (e não tão confuso e desconexo) não seria tão ruim.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com tudo que o Mi disse. Mas eu também acho que uma coisa que tirou completamente o clima da história foi a narrativa. Uma coisa é você usar a narrativa para explicar alguma coisa que não ficaria bem clara a menos que ela existisse (ou para colocar um toque de humor, como alguns filmes), mas eu não quero o narrador contando uma parte da história que eles não quiseram filmar. Isso para mim é a coisa que mais tira a magia do filme (de qualquer filme).
    Sou uma fã tão grande o Aang e da tchurma que esse filme partiu o meu coração.

    ResponderExcluir