segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Review - PS3 - Final Fantasy XIII 1 e 2

Pessoas,

Falo hoje dos dois jogos da principal franquia da Square Enix para a sétima geração dos vídeos games, Final Fantasy XIII 1 e 2, que formam atualmente a saga Final Fantasy Fabula Nova Crystallis. Como joguei ambos 100% acho que ganhei o direito de fazer uma análise.

História e Ambientação:

Começando com FFXIII-1, o jogo se passa inicialmente em Cocoon, lua artificial de Pulse criada por um fal'Cie. Além da criação de Cocoon, Os fal'Cies "amaldiçoam" alguns humanos para se tornarem l'Cie. Estes ganham poderes para cumprir um objetivo misterioso. Se cumprem seu objetivo viram uma espécie de cristal, caso contrário viram Cieth, espécie de Zumbi, por isso uma maldição.

Voltando a falar dos locais de forma resumida, pode-se se dizer que Cocoon é uma cidade desenvolvida enquanto Pulse é um mundo mais natural e selvagem, usado como lugar exílio para o pessoas de Cocoon. Vale salientar que existem cidades no Gran Pulse, como também chamado.

Pulse com Cocoon no seu céu.

Falando agora dos personagens, Lightning Farron, a principal protagonista, é uma ex-sargento procurando o Fal'Cieh de Cocoon para procurar uma cura para sua irmã Serah, que foi transformada num l'Cie. Snow Villiers é o líder da organização chamada como NORA que luta em Cocoon contra a opressão do governo. Dia Vanille e Yun Fang são duas nascidas na cidade de Oerba de Pulse onde estão sendo exiladas para o Gran Pulse. Sazh Katzroy é um homem que procura seu filho quando menor levado para o Sanctum, lar do fal'Cie em Cocoon para ser salvo sua vida. Hope Estheim com sua mãe é um garoto que estava sendo exilado para o Gran Pulse quando a cidade e a NORA entram em conflito.

Lightning, Snow, Serah, Vanille, Sazh, Hope e Fang.

Basicamente os personagens tem milhares de conflitos internos e passados misteriosos que vão se entrelaçando. Durante o desenvolvimento da história os personagens vão aprendendo suas novas habilidades de l'Cie como a invocação de seus Eidolons, os summons. Cada personagem possui um com poderes únicos.

O grupo no decorrer da história, vai resolvendo suas diferenças, unem forças e lutam contra o governo de Cocoon e do fal'Cie, inimigos que os separam de seus objetivos.

Sobre FFXIII-2, a história é protagonizada por Serah Farron, que procura sua irmã Lightning que sumiu após os acontecimentos do primeiro jogo misteriosamente. Ela se depara com Noel Kreiss, garoto de passado misterioso e com poucas memórias que se encontrou com Lightning num futuro apocalíptico. Lightning entrega Mog, uma criatura temporal,  para Noel ir ao tempo onde está Serah. Ambos viajam por distorções no tempo que começaram a acontecer após 3 anos fim do primeiro jogo. Eles descobrem que estes paradigmas temporais estão relacionados com um possível fim dos tempos. A história é novamente ambientada no Gran Pulse e em Cocoon. Os outros personagem jogáveis de XIII-1 vão aparecendo na história do jogo apenas como personagens secundários.

Serah, Mog e Noel.


Gráficos e OST:

Sem sombra de dúvida, um dos melhores gráficos já desenvolvido para vídeo games, com definição de 1080p, coisa ainda rara ainda hoje. A pegada cyber-punk de Cocoon e das grandes cidades, dos ambientes  de Gran Pulse e os combates não ficaram devendo. Não dá pra por defeito.

Gráficos absurdamente detalhados.

Sobre a trilha sonora, impecável como sempre. Bem desenvolvida e tocada por uma orquestra, não ficando para trás dos outros jogos da série.


Jogabilidade:

Com uma nova mecânica, FFXIII-1 muda drasticamente a jogabilidade adotada desde o primeiro jogo da série. Agora apenas um personagem do grupo composto de três pessoas é controlável diretamente. Os personagens agora se comportam através de paradigmas, tipo de ação que se comportar. Ataque, Magia, Defesa, Médico Suporte e Sabotador. Os comandos são escolhidos automaticamente conforme suas habilidades disponíveis e do tamanho da sua ATB (Active Time Battle). Até pode ser utilizado as técnicas individuais, mas não é aconselhável pela velocidade e dinâmica das batalhas. Os personagens podem também utilizar summons, mas agora de forma muito mais limitada que nos outros jogos da franquia. Para entram em combate, os monstros estão fisicamente no mapa e basta entram em contatos com o mesmo. Existem itens também para serem usados. O sistema de leve-up é diretamente escolhido pelo jogador, que pode gastar seus pontos nas seis habilidades de paradigma possível com uma limitação que vai sendo aberta durante a história.

Mudança de paradigma durante batalha.

Já em FFXIII-2 foi mantido praticamente o mesmo esquema do jogo anterior. Agora como há apenas dois protagonistas, o terceiro membro do grupo são monstros comuns do jogo. Cada monstro capturado possui apenas um paradigma e possui um especial único com quick time event carregado pelo tempo. Por conta disso, não há summons clássicos neste jogo. Neste jogo, os monstros aparecem aleatoriamente no mapa, por conta dos efeitos dos paradigmas no mundo. No sistema de level-up foi modificado um pouco. Os personagem se desenvolvem da mesma forma que no anterior mas podem focar todos os pontos diretamente em uma habilidade até o nível máximo para daí sim investir em outra. Os monstros se desenvolvem cada um com um level cap diferente e são utilizados materiais e não pontos de experiência. Os itens foram modificados para que seu uso ficasse mais útil e necessário. Foram adicionados puzzles.

Escolhendo monstros pra party.

Parecer:

Muitos acharam a jogabilidade automática demais, para mim sempre foi assim. Todo mundo sempre escolhia o summon ou a magia mais forte que possuía e tacava. Qual o problema do jogo fazer esta escolha pra você? Os paradigmas aumentaram a velocidade de combate e abriram novas possibilidades de estratégia, algo que era extremamente repetitivo desde o primeiro jogo, tava na hora de mudar. Com esta observação essencial feita, vou resumir o que achei dos dois jogos que como já dito possuem gráficos e OSTs excelentes:

FXIII-1 - História fraca (muito drama entre os personagens), jogabilidade boa, desafio excelente.

Long Gui - Como este bicho me matou...

FXIII-2 - História excelente, jogabilidade excelente (melhorada do primeiro), desafio regular (achei muito mais fácil que o primeiro).

Viajando pelo tempo - Oerba

Eu recomendo a qualquer um que gosta de qualquer Final Fantasy que esteja susceptível a mudanças.

Considerações Finais:

Ainda fazem parte deste universo o jogo do PSP Final Fantasy Type-0, que só saiu no japão e Final Fantasy XIII Versus, que uma bela manhã de sol será lançado. 

Não chegou na minha cabeça a bater Final Fantasy VII, mas posso dizer de longe que foi o melhor RPG que já joguei nos últimos tempos. Que venha o FFXIII-3!!! (domínio já registrado pela Square Enix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário