quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O problema é o imposto. É mesmo? (levanto a sombrancelha esquerda)

Ahhh o Brasil. Aqui o oligopólio midiático direitista adora apontar o dedo para os impostos no Brasil, como se eles fossem a causa de todos os males desta terra. Apenas lembremos que são os mesmo de direita que nos entupiram de impostos, afinal eles estavam no poder entre 1889 e 2002.
"Miguel, você acha que imposto é bom?" perguntarão aqueles de intelecto mais limitado. Responderei, com calma a esse limitado interlocutor, "Depende, pois o maior problema é a ganância dos chefes do setor produtivo". Existe um ditado americano (os grandes defensores do liberalismo) que diz: "Existem duas coisas inevitáveis na vida: a morte e impostos."
Os impostos existem desde o momento da criação das relações de trocas comercias (monetárias ou não). Outros países possuem impostos tão altos quanto o Brasil, mas eles não são o bode expiatório (sempre achei engraçado essa expressão, um bode olhando...).
Lembrem-se não sou contra o lucro, pelo contrário, este é necessário ao desenvolvimento. Sou contra a exploração dos trabalhadores e consumidores por empresários que desejam capitalizar rapidamente, independente das consequências.
Não explicarei mais sobre o assunto, pois quero fomentar a troca de ideias nos comentários, além do que, se continuasse com extensas explicações sobre o assunto estaria assumindo que aqueles que lêem esse blog são de intelecto limitado, o que não é verdade.
Deixo abaixo um vídeo que contribui com a discussão.

2 comentários:

  1. Acho que nunca falei "caraca" tantas vezes vendo um vídeo. É um absurdo a margem de lucro que os empresários colocam sobre os produtos. Parecem que não pensam que se eles tiverem menos lucro em um produto, eles vão vender muito mais e, por consequencia, ganhar muito mais dinheiro.
    É uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra ser feliz... Eu sinceramente não tinha conhecimento que a diferença era tamanha. Independente da nossa carga tributária alta, fica provado a sacanagem. O negócio mesmo é comprar fora o que poder, não tem jeito.

    ResponderExcluir