segunda-feira, 16 de maio de 2011

Seminário de Aikido em Blumenau 2011

Neste último fim de semana (14 e 15 e de maio) ocorreu o Seminário de Aikido 2011 de Blumenau. Ministrado pelo Shihan (mestre) Makoto Nishida (7o. Dan Aikikai), reuniu praticantes da arte marcial de diversas cidades de Santa Catarina e Paraná.

Nishida Sensei compartilhou com os participantes um pouco de sua vasta experiência com a arte, além de seu bom humor costumeiro. Nós, que participamos, sempre nos surpreendemos com a qualidade técnica e imensa sabedoria de Nishida Sensei. A qualidade técnica de Nishida Sensei é um misto do melhor da fluidez da técnica do Hombu Dojo de Tóquio e da estabilidade e marcialidade de Iwama.

Este ano Nishida Sensei nos explicou a importância da portura correta durante a prática e como ela afeta nossa técnica, e nossa vida fora do tatami. A partir de hoje, nossa prática recebe mais um pouco de refino graças aos conhecimentos compartilhados por Nishida Sensei.

É importante ressaltar que não é apenas com Nishida Sensei que se faz um seminário de Aikido. Tivemos uma grande participação, com praticantes de Blumenau (SC), Rio do Sul (SC), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR) e Castro (PR). Graças a todas essas pessoas tivemos um ótimo seminário. É em momentos como o desse seminário que podemos ver como o Aikido é uma arte marcial que contribui para a construção de um mundo melhor. Como no Aikido não há competições, o clima de amizade e alegria são a regra dentro do tatami. Vimos graduados ajudando iniciantes, pessoas das mais diferentes treinando sem quaiquer restrições e tantas outras coisas que fazem com que um seminário de Aikido sirva não só para refinamento técnico do participante, mas também para uma renovação espiritual de todos aqueles que participam.

Devemos aqui reconhecer a qualidade de todos os que fizeram exames de graduação neste seminário. Foram quase três (intermináveis) horas de exames. O que demonstra que alguns grupos de Aikido têm aumentado em número, e qualidade, de praticantes, o que é sensacional. Gostaria especialmente de parabenizar o meu amigo Jeancarlo, o nosso Jean, que fez exame para Shodan, depois de 11 anos treinando. O Jean foi a pessoa que me passou minha primeira aula de Aikido, em julho de 2000, e que pela lógica já deveria ter feito esse exame há algum tempo atrás. Mas a vida nem sempre segue nossos planejamentos. Hoje eu parabenizo Jean, que apesar de todos os revezes, atingiu esse grande marco dentro do eterno treino que é o Aikido.

Devemos agradecer ainda os incansáveis esforços de Wellington Sensei, que organizou o seminário, assim como Fujita Sensei (Curitiba) Yoshioka Sensei (Ponta Grossa) e todos os que prestigiaram o evento, seja treinando ou simplesmente assistindo. A todos vocês: Muito Obrigado.

Seguem abaixo algumas fotos do evento. (Esse ano poucas fotos ficaram boas...).




Um comentário:

  1. Parabéns pelo seminário e pela postagem. Saudades disso. Quando tudo melhorar com certeza eu volto. Espero que em breve!

    ResponderExcluir