segunda-feira, 18 de junho de 2012

Review - N64 - Ocarina of Time

Pessoas,

Terminei finalmente. Agora que joguei o jogo completo, ganhei o direito de fazer uma análise direta sobre o lendário jogo da franquia de Zelda. Obviamente sei que é um jogo de Nintendo 64 (!!!), então terei (tentarei) o cuidado de as devidas considerações de limitação da plataforma da época para alguns itens.

Imagem simbólica de eu acabando o jogo.

História:
Clássica da franquia. Você é o "chosen one" e conforme o jogo vai se desenrolando você vai se envolvendo com Zelda, a princesa, a salvar o mundo do terrível Ganondorf, o vilão. A velha história de sempre ganhou uma cara nova, sendo reescrita com elementos inéditos. O mundo aberto 3D ampliou infinitamente O plot de buscar ir para vários templos temáticos não era mais novidade desde "Link to the Past", mas foi o jeito que fizeram. Tudo muito bem elaborado. Não basta ir na portinha e ir pro próximo. Tem todo um elo bem construído entre os objetivos óbvios. Gostei.

As três partes da história.

Universo:
Ou seriam os dois universos? A sacada de alternar entre as duas ricas linhas temporais com as limitações do protagonista e com muitas coisas para fazer foi muito boa. Máscaras, upgrades de capacidade, pieces of heart, ajudas as pessoas, pescar, pegar fantasmas, mágicas e itens escondidos, enfim, coisa pra caramba. Outra coisa que gostei, nem todos os ups, e itens não são obrigatórios para acabar o jogo. Recompensa pra quem explora.

Master Sword, a chave para as duas linhas do tempo.

Música:
Por que que o jogo fez tanto sucesso? Diria que é aqui que está a resposta. A sacada de usar a excelente trilha do jogo integrada na jogabilidade / desenvolvimento do jogo, foi uma inovação, acredito eu, revolucionária na época. O fato de você tocar sua ocarina para warp, resolver puzzles e passar o tempo, mudar o clima é deu uma charme legal ao jogo.

Ocarina right.png Ocarina A.png Ocarina down.png Ocarina right.png Ocarina A.png Ocarina down.png 

Gráficos:
Me lembrou jogar FFVII por dois motivos. Além de terem gráficos muito parecidos por terem sidos lançados na mesma época (FFVII 1997 e Ocarina 1998), em momento nenhum pensei em parar de jogá-los, mesmo tendo contato com ambos a mais de 8 anos depois do lançamento.

FFVII - Polígonos em comum.

Jogabilidade:
Eu acredito que uma das melhores da época do gênero. Joguei diversos jogos do Nintendo 64 e o único que lembro que tinha uma jogabilidade tão boa quanto era o Conker's Bad Fur Day. A única coisa que senti falta foi um segundo direcional, mas na época não tinha. Um destaque pra mim foi a tática de cada boss, cada um com um jeito bem peculiar de ser enfrentado.

Conker's Bad Fur Day: jogo de prazer mórbido de ótimo controle.

Parecer:
O que dizer de um jogo de 14 anos atrás que eu joguei freneticamente dentro da minha limitação de tempo e que decorei a maior parte das músicas da ocarina? Fodástico! Talvez pelo tempo distante, não posso ter pego a "euforia" que o jogo causou na época, mas posso dizer que é gratificante ter milhares de tiras e vídeos finalmente entendidos por ter jogado Ocarina of Time.


E qual é melhor jogo da franquia?
Skyward Sword é muito bom, mas depois de ter jogado o Ocarina, vi que muita coisa foi reciclada, com excessão da história que realmente é totalmente inédita. Analisando pelo impacto que os jogos criaram em suas épocas, posso dizer que Ocarina of Times é o melhor até por ser mais completo. Se Skyward tivesse sido lançado no começo do Wii e os personagens falassem no jogo, poderia haver até alguma discussão. Entendi porque fizeram o remake pro 3DS.


Skyward Sword: bom, mas não o melhor.


Que venham Wind Waker e Majora's Mask.

Um comentário:

  1. E o garotinho se torna um homem. Parabéns (já não era sem tempo) por terminar. Bem vindo a um mundo novo, hehehe

    ResponderExcluir