sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Polícia para quem precisa (já diziam os Titãs)

Quando se discute segurança pública no Brasil sempre tem alguém que fala da "Política de Tolerância Zero da Polícia de Nova Iorque", de uma forma quase que messiânica. Eu sempre digo que a polícia brasileira é despreparada, principalmente no manejo com o público, achando que a truculência é a maneira de lidar com a população que deve ser protegida e assistida.
Para s que acham que a polícia de NY é exemplo a ser seguido, pense de novo. As imagens abaixo poderiam ter sido feitas em qualquer cidade brasileira. Poderia se São Paulo (contra protestos de professores, marcha pela liberdade de expressão), Belo Horizonte (contra a greve dos bravos professores mineiros), Florianópolis (ao encarcerarem os professores no Centro de Eventos da Passarela Nego Quirido) Fortaleza (onde professores apanharam de policiais do btalhão de choque), mas não. Foi em Nova Iorque, durante um protesto de jovens contra a ganância de Wall Street.


Para entender a ganância de Wall Street


Está na hora de todos os setores da sociedade brasileira entenderem uma coisa: está na hora de pararmos de buscar exemplos a seguir e tornarmos o exemplo a ser seguido.

Um comentário:

  1. A verdade, como já dito, que certas coisas acontecem em qualquer lugares, independente de localização, raça, poder aquisitivo, etc...

    Neste caso, realmente mostra o despreparo e/ou erro de treinamento dos policiais norte americanos de NY, como diversos vídeos que já vimos no nosso país.

    Acho que as pessoas tem o direito de protestar por qualquer coisa, por mais bizarra que for, desde que seja de forma ordenada, pacífica e sem vandalismo.

    Vale lembrar que a partir do momento uma pessoa do protesto passar dos limites legais, a polícia tem direito de agir sim sobre o cidadão e aplicar a lei. O problema é que às vezes sobra pra quem não tem nada haver com história. Melhor exemplo disso é o caso do metro, que discutimos anteriormente.

    Assim como a polícia não sabe agir, existem pessoas que não sabem que o objetivo do protesto é reinvidicar e fazer pressão para a sua causa.

    ResponderExcluir